Consulta De Psicologia Educacional

Quando se deve procurar ajuda do Psicólogo Educacional?

Muitos adultos têm dúvidas sobre a necessidade de procurar ajuda para o seu filho. Embora as crianças e jovens geralmente manifestem comportamentos que indicam que algo não está bem, a grande maioria dos pais hesita em procurar ajuda. Os pais tendem a pensar que a criança ou jovem está apenas a passar uma fase, que será superada sozinha.

Realmente não é fácil decidir qual o momento apropriado para levar uma criança à consulta. Muitos adolescentes iniciam um acompanhamento com um psicólogo por vontade própria. E algumas crianças podem pedir ocasionalmente para ver alguém. No entanto, é a escola que costuma ser a primeira a notar mudanças de comportamento e a solicitar um encaminhamento para um psicólogo. Os primeiros sinais de problemas incluem a hiperactividade, dificuldades de aprendizagem, de leitura e de concentração, agressividade e comportamentos inadequados. Estes comportamentos podem comprometer o desempenho escolar da criança e da sua vida familiar.

O psicólogo educacional poderá determinar se as dificuldades apresentadas necessitam ou não de uma intervenção. Nalguns casos, o problema pode ser superado apenas com uma orientação aos pais e professores, noutras implicará um acompanhamento individual e/ou a implementação de programas reeducativos.

Como é realizada a consulta em Psicologia Educacional?

O primeiro momento de encontro com o psicólogo, resulta numa sessão de esclarecimento do pedido da queixa e da problemática actual na vida da criança. Na 1ª sessão, os pais podem trazer material escolar ou relatórios que achem relevantes para ilustrar os distúrbios e/ou dificuldades da criança.

É importante realizar-se ainda uma 2ª sessão de entrevista com os pais, antes de se passar à fase do diagnóstico em que é realizada uma avaliação cognitiva e psicopedagógica da criança.

Iniciado o trabalho com a criança, as sessões ocorrem nos dias e horários estipulados, com duração de uma hora. Além disso, ao longo das sessões, são realizados encontros periódicos com os pais.

Esta intervenção também pode ser realizada em cooperação com escolas e profissionais da saúde que necessitem da actuação do psicólogo.

Quais os principais motivos da procura pela Psicologia Educacional?

São vários os motivos que levam os pais a procurarem atendimento psicológico para os seus filhos. De entre os sintomas e queixas mais comuns (expressas pelos pais) podemos enumerar:

- Dificuldades de Aprendizagem

- Dislexia, Disgrafia, Discalculia

- Enurese ou Ecoprese diurna ou nocturna

- Pesadelos, dificuldades para dormir

- Distúrbios alimentares

- Agressividade em casa e na escola

- Hiperactividade

- Atrasos no desenvolvimento motor (atrasos para falar, andar, etc.)

Quais os benefícios trazidos pela Psicologia Educacional?

No caso de dificuldades emocionais a criança por se sentir acolhida e compreendida no contexto terapêutico passa a comunicar através do lúdico, apresentando melhorias significativas em casa e na escola.

Relativamente às dificuldades que comprometem as áreas cognitivas ao longo das sessões são desenvolvidos programas diversos que visam optimizar o potencial de aprendizagem das crianças.

Além disso, caso a criança permaneça no atendimento com o psicólogo o tempo necessário, terá maiores probabilidades de se tornar um adolescente e, posteriormente, um adulto mais consciente de si e dos seus próprios sentimentos e emoções.

A intervenção educacional pretende assim, dar resposta a problemas relacionados com a aprendizagem em si e com outros distúrbios do foro psicológico. A intervenção nestas áreas visa contribuir para um processo saudável e equilibrado do crescimento da criança, ao nível escolar, familiar e social.